Semana Santa e a Cruz

 

Falar de Semana Santa e falar da Cruz, pois não pode existir Semana Santa sim a Cruz. É a Semana Santa o período sublime onde o Cristo Jesus recebe a cruz que carregará ate o Calvário, vivendo seu Via Crucis. É na Cruz onde o Cristo é pregado e morto, e é graças a essa morte na Cruz que é possível a ressurreição.

“A Cruz é um símbolo muito antigo, empregue desde sempre em todas as religiões, em todos os povos e erraria quem a considerasse como um emblema exclusivo de tal ou qual seita religiosa. Quando os conquistadores espanhóis chegaram à terra santa dos Astecas encontraram a Cruz nos altares."

“A Cruz para os Gnósticos não é de modo algum um símbolo convencional, senão a representação de uma Lei invariável, a qual cobre toda uma gama, todos os fatos da Natureza sem nenhuma exceção.”

“Bendita e divina Cruz, em sua preciosa estrutura, encontram-se ocultos todos os mistérios da Natureza e da Vida!”

“O símbolo da cruz, monograma sublime do Cristo Nosso Senhor, do qual a Cruz de São André e a milagrosa chave de São Pedro são réplicas maravilhosas de igual valor alquimista e cabalista, é pois a marca capaz de garantir a vitória aos trabalhadores da «Grande Obra».”

É a Cruz da iniciação que devemos carregar sobre nossos ombros.

Só assim poderemos compreender o “simbolismo profundo, místico, religioso y esotérico da Semana Santa, onde o Cristo se sacrifica e ressuscita, para com isso, converter-se em uma força universal inextinguível que continuará animando a todo o que crê nela e também ao que seja capaz de assimilá-la.” 

Nota: Todos os textos em itálico são do Venerável Mestre Samael Aun Weor.