A Meditação Gnóstica

Concentração, meditação e êxtase são os três passos fundamentais da meditação gnóstica.

Concentração, é fixar toda a atenção, todo o nosso Ser espiritual, em um determinado ponto, externo ou interno ao nosso corpo físico.
Meditação, é quando o sujeito e o objeto se convertem em uma mesma coisa. E isto só é possível mediante o Ser espiritual.
Êxtase, é a vivência direta dessa união amorosa entre o sujeito e o objeto.
E quanto ao Asana ou postura do corpo físico, isso diz a meditação gnóstica:

“Qualquer um pode tomar uma posição oriental,
se assim o quiser.
Se outro quiser assumir uma posição ocidental,
ele poderá fazê-lo,
e se alguém quiser tomar outra posição que lhe pareça melhor,
ele pode fazê-lo;
o importante é que ele esteja confortável
e possa fazer uma boa meditação”.

Samael Aun Weor


A meditação é como o amor,  todo mundo pode experimentá-la,  e igual que o amor, a meditação esta dentro de nós desde o início dos tempos. Consciente ou inconscientemente, cada ser humano neste planeta pretende libertar o seu potencial interno e alcançar um estado contínuo de unidade com si mesmo, com o mundo e a criação toda, em um anseio inato de atingir um estado superior de consciência.

A meditação é a vigilância em nossas ações e viver no momento presente, a melhor maneira de viver. Quem pratica a meditação, uma viagem interior, progressivamente pode eliminar as fontes de descontentamento e depressão, porque  a raiva, o orgulho, a vaidade, a auto-importância, a frustração se dissipar quando o praticante aprende a ficar fora da sua esfera de influência por meio da prática da concentração.

Nas aulas de meditação dadas na Academia Gnóstica de Antropologia de Belo Horizonte, são um começo perfeito para os interessados em conhecer e praticar a ciência da meditação. Nelas os participantes poderão experimentar técnicas de relaxamento, respiração, concentração, o controle da mente, e desenvolver a paz interior.

"Devemos experimentar a Verdade de forma direta, prática e real, isto só é possível na quietude e silêncio da mente, e isto é conseguido através da meditação"

Samael Aun Weor - A Revolução da Dialética