O que é Gnose

Gnose ou Gnosis traduzido literalmente significa conhecimento. Mais a gnose é um conhecimento que não é alcançado através de livros ou palestras, mas sim através da própria experiência direta. Este conhecimento ou sabedoria não se encontra fora de nós, mas dentro de nós mesmos.

A própria palavra tem origem grega, mas a gnose mesma é atemporal, não tem começo ne tem fim. A gnosis que flui através de nós mesmos e do universo é exatamente a mesma.  A verdade da Gnosis é acessível a todo e qualquer que a anseia, Gnosis não conhece limites nem fronteiras.

"Gnose" é esse eterno, princípio cósmico escondido no mais profundo da consciência, como uma função muito natural da consciência desperta. É uma filosofia "perenne et universalis" que, em cada tempo e lugar veste-se no simbolismo para transmitir uma verdade impessoal e não-temporal, mas que mantém uma correspondência perfeita com a nossa vida terrena.” 
Samael Aun Weor


“Aquele que chega a conhecer, deste modo, sabe de onde veio e para onde vai. Sabe como o ébrio, que saiu da embriaguez, que se transformou e que se recuperou.” 
 -Evangelho da Verdade-
Biblioteca Gnostica de Nag Hammadi

Etimologia da palavra “GNOSE”

O vocábulo “GNOSIS” é grego e significa conhecimento. A palavra “GNOSE” não é mais do que a forma portuguesa da palavra latina “JINA”. Sua verdadeira origem é do persa e do árabe. Originalmente não era “JINA” senão “DJIN” ou “DJINN”, e assim a vemos utilizada por muitos autores.

De um modo mais descritivo, Teódoto identificava a Gnose com o conhecimento liberador de uma série de questões:
“O que éramos, o que nos tornamos, onde estávamos, onde estamos, para onde vamos, do que nos liberamos, o que é nascer, que é renascer”.