A Gnose Contemporânea

"O conhecimento espiritual não é uma doutrina rígida e dogmática que permanece inamovível quaisquer que sejam as circunstâncias humanas ou do tempo. O conhecimento é vivo e flexível, nas áreas que pode ser adaptado, renova-se a cada momento, a fim de chegar de uma forma mais compressível aos aspirantes espirituais de cada tempo e lugar. Esse adaptação só pode ser feita por um mestre espiritual, quem tendo incorporado essa doutrina, tem claros os objetivos e os meios a utilizarem para que os princípios essenciais cristalizem em verdadeiras criações internas.”  

Javier Casañ – Encontro com Samael




A Gnose, ensinada nas escolas gnósticas da tradição samaeliana no mundo hoje, é a forma moderna de um antigo sistema de aprendizagem que tem existido ao longo da história da presença do homem na Terra. Esta sabedoria não estava disponível para o público, mas era revelado apenas para aqueles que tinham sido iniciados nos mistérios.


O Mestre Samael, o continuador do trabalho empreendido pelas inteligências iluminadas do Conhecimento Superior, por aqueles que desde tempos imemoriais cristalizaram em si mesmos a divina Gnosis ou Sabedoria Eterna e trabalharam pelo Despertar da Consciência no homem, sintetizou os preceitos dos filósofos, místicos e adeptos de todos os tempos em um sistema integrado e abrangente de conhecimento e instrução, tornando-o disponível hoje para todos os que procuram a entrada escondida para os Grandes Mistérios.

“O gnosticismo é um conjunto de ideias e sistemas científicos, filosóficos, artísticos e religiosos que tendem a reaparecer, incessantemente...
Inquestionavelmente, Gnosis é conhecimento iluminado dos Mistérios Divinos...”
Samael Aun Weor