A Tradição Gnóstica

“Temos hoje, na massa anônima, um movimento gnóstico que psicologicamente corresponde, de maneira exata, a de 1.900 anos. Então, a igual de hoje, peregrinos solitários como o grande Apolônio, estendem seus “fios” espirituais desde Europa até Ásia, quicas até a Índia distante“.

Carl Gustav Jung e R. Wilheim
 “O Segredo da Flor de Ouro”

As tradições esotéricas, como manifestações culturais, tem obviamente uma continuidade. A Academia Gnóstica de Antropologia Samael Aun Weor segue os ensinamentos gnósticos dados a humanidade pelo Mestre Samael Aun Weor, por tanto sua linhagem remonta-se aos antigas escolas de mistérios.


"Aos finais do século passado e começos do presente, distinguidos personagens reconhecidos como mestres, entre os quais citaremos a Helena Petrovna Blavatsky, Don Mario Roso de Luna, Charles Leadbeater, Krishnamurti, Rudolf Steiner, Sivananda, Francisco A. Propato (Luxemil), Arnoldo Krumm Heller (Huiracocha), Gurdjieff  e Pedro Ouspensky, ensinaram publicamente as primeiras letras da Doutrina Secreta, porém sem deter-se demasiado na análise de certos aspectos gnósticos que  haviam de ser desvelados a partir do ano 1950 em diante. O mesmo Rudolf Steiner, um dos mais notáveis representantes do gnosticismo no século XX, declarou em 1912 que “eles, os iniciados de sua época, só haviam comunicado um ensinamento Elemental,  simples, incipiente”, advertindo a seguir  que “logo, mais tarde, se entregará a humanidade uma doutrina esotérica de ordem superior, de tipo transcendental”.
Introdução a Gnosis